Logotipo Aciplas

 

O seguro de seu carro e tubulações. O que eles têm em comum?

 

Nos dias de hoje, comprar um carro zero e não contratar um seguro é algo quase impensável, principalmente se seu carro também é sua ferramenta de trabalho.

 

Ninguém contrata seguro para usar, mas se acontece um sinistro, agradecemos por ter tomado a decisão certa de contratar. Isso já salvou muita gente de prejuízos enormes relacionados ao bem, mas também prejuízos por danos a veículos de terceiros, danos morais, danos materiais entre outros transtornos.

 

Mas o que isso tem a ver com tubulação?

 

Em indústrias que armazenam e transportam produtos químicos e efluentes agressivos por tubulações também existem muitos riscos. Um tanque ou tubulação que se rompe em função de ataque químico, corrosão, má especificação ou por outros motivos pode causar uma série de problemas. O equivalente a seu seguro para carro neste caso seria a implementação de tubulação de contenção (tubulação encamisada).

 

Antes de entrar nesse tópico vamos às principais consequências e riscos de um vazamento em uma planta industrial:

 

  • Interrupção da produção
  • Perda de insumos
  • Acidentes graves com pessoas
  • Contaminação do meio ambiente (ar, água e solo)
  • Perdas financeiras
  • Danos a equipamentos
  • Multas ambientais
  • Causas trabalhistas
  • Danos a imagem da empresa

 

Em grande parte das situações as multas ambientais são muito maiores do que o investimento necessário para mitigar esses riscos. Basta uma pesquisa simples no Google para encontrar notícias de multas ambientais que vão desde R$ 100 mil até mais de R$ 500 milhões de reais. Isso sem contar os casos mais graves como o de Mariana e Brumadinho que passam de bilhões de reais.

 

Implantar uma solução para evitar a exposição a esses riscos, proteger seu patrimônio e seus colaboradores custa muito menos do que uma multa. Ainda assim, muitas empresas ainda preferem contar com a sorte, torcendo para que nada de ruim aconteça.

 

A esperança e a torcida não são estratégias de negócio.

 

Se você se preocupa em mitigar esses riscos, atualmente existem tecnologias desenvolvidas para proteger sistemas completos de tubulações e válvulas que ficam fora da bacia de contenção, para que na eventualidade de um problema não deixe vazar o fluido para o ambiente ou machuque as pessoas.

 

Abaixo algumas opções de tecnologias para mitigar esses riscos:

 

Tubulação Contain-It de PVC Transparente para redes existentes, seja ela em material metálico ou em material termoplástico. Neste produto os tubos e conexões são bipartidos para possibilitar a montagem nas linhas existentes. Após o encaixe as partes passam por fusão química, realiza-se o teste de estanqueidade e então o sistema está pronto para ser usado.

 

 

Tubulação Contain-It Plus para linhas novas. Neste caso, você se beneficia de construir uma tubulação dupla, pré-montada, onde é possível selecionar o material interno de tubulação mais adequado para o produto químico a ser transportado e a tubulação externa é de PE100 preto resistente ao UV. Este produto permite fazer trechos fechados de dupla contenção para isolar vazamentos, fazer trechos curtos em PVC transparente para visualização de vazamentos ou até mesmo instalar sensores e alarmes para identificação de vazamentos. A montagem é feita em dois passos, onde os tubos internos são soldados primeiro, testados para estanqueidade e depois a contenção é soldada e testada para estanqueidade. Isso garante conformidade com a norma DVS 2210-2.

 

 

A Aciplas dá apoio desde a fase de projeto, estudos de viabilidade, orçamentos e execução de montagem através de mão de obra qualificada deste tipo de produto.

 

É disso que você precisa? Entre em contato: contato@aciplas.com.br

 

Aciplas

(11) 2062-9272  |  Whatsapp (11) 94764-3132  |  contato@aciplas.com.br

Rua Pedro Fachini, 186 - São Paulo - SP - CEP: 04221-040