Logotipo Aciplas

 

Por Que Usar Tubulações Plásticas?

 

Os dois principais critérios usados para se comprar um carro ou qualquer outro produto não commodity são performance e custo. Estes deveriam ser também os parâmetros utilizados para escolher sistemas de tubulações - performance e custo. Ainda assim, na mitologia das tubulações, aderida por alguns ativistas sem embasamento científico ou simplesmente míopes, estes fatores são deixados de lado ou tratados como insignificantes. Talvez o motivo para as conclusões ilógicas desses ativistas seja devido a necessidade no Mundo Ocidental de negar ou encontrar falhas em qualquer solução muito bem sucedida de empresas, produtos ou celebridades. Este pode ser um dos grandes motivos para toda negatividade em reconhecer o inacreditável e revolucionário sucesso das tubulações termoplásticas nos últimos 40 anos.

 

Por todo o mundo, as tubulações de PVC, Polietileno (PE), Polipropileno (PP), CPVC, PEX, ABS e PVDF tem feito tremendo sucesso em aplicações sejam elas residenciais ou comerciais como drenagem/efluentes/ventilação (DWV), distribuição de água quente e fria, processamento de químicos, drenagem de efluentes ácidos, sistemas de irrigação, sistemas de combate a incêndio por chuveiros automáticos (sprinklers), piscinas, distribuição de gás natural e muitas outras. Então por que será que em apenas quatro décadas os plásticos substituíram metais, amianto e cerâmicas em muitas aplicações? Isso mesmo - performance e custo.

 

Explicando melhor. Em muitos casos os plásticos custam menos do que outros materiais de tubulações, mas a economia real vem do fato dos sistemas plásticos serem mais fáceis de instalar, mais leves, não sofrerem corrosão e são mais resistentes ao ataque químico. Os termoplásticos são não- condutores e não requerem ou requerem menos isolamento térmico para determinadas aplicações. Todas as tubulações termoplásticas possuem melhores capacidades de vazão devido a baixa rugosidade e melhor resistência a abrasão quando comparado com os metais. Essas características permitem menor resistência ao escoamento do fluído requerendo menos energia para condução do fluído do ponto A para o B. Devido a excelente resistência a abrasão, muitos plásticos podem conduzir fluídos em velocidades mais altas do que outros materiais não plásticos. Este atributo permite que se reduza o diâmetro da tubulação gerando economia na compra das tubulações.

 

Além disto, a tecnologia de união dos plásticos produz juntas homogêneas. Um estudo recente feito no área de saneamento apontou que baseados em quantidades iguais de ferro fundido, ferro dúctil, amianto e tubulações plásticas, foi observado que as tubulações plásticas representaram apenas 1% de todas as manutenções. Os sistemas termoplásticos, além desses benefícios, também são muito mais sustentáveis ao se considerar fatores como economia, energia e impactos ao meio ambiente.

No fim das contas, as tubulações termoplásticas são fáceis, rápidas e seguras de instalar, confiáveis, com maior vida útil e excelente custo-benefício. Estes são apenas alguns dos motivos que fazem os plásticos um sucesso nas instalações.

 

Você sabia que os sistemas de tubulações em termoplásticos são vitais para a construção sustentável?

 

Vantagens:

 

Economia de Energia e de Água

- Os plásticos requerem menos energia para serem fabricados, instaladores e também para conduzir os fluídos quando comparados com materiais metálicos.

 

Tornam a Sustentabilidade Acessível

- Os plásticos possuem baixo custo total de aquisição comparado com outros materiais não plásticos.

 

Foram Desenvolvidos para Durar

- Plásticos não sofrem corrosão. Os plásticos foram desenvolvidos para terem longa vida útil.

 

Contribuem para Certificação LEED (construções sustentáveis)

- Plásticos são utilizados em sistemas de ventilação, águas cinzas, águas de chuvas, aquecimento por radiação, combate a incêndios por sprinklers, sistemas de vácuo entre outros sistemas.

 

Por David A. Chasis, Presidente da Chasis Consulting Inc.

Fonte: http://sustainablepipingsystems.com/wp-content/uploads/2010/10/WhyPlasticPiping.pdf

Aciplas

(11) 2062-9272  |  contato@aciplas.com.br

Rua Pedro Fachini, 186 - São Paulo - SP - CEP: 04221-040