Logotipo Aciplas

Soluções em PVC-U para Tratamento de Água Potável

Projeto de fornecimento de produtos de PVC-U da GF Piping Systems substituindo tubulação de aço carbono instalada há mais de 30 anos em planta de água potável na Croácia.

A cidade de Virovitica na Croácia fica perto da fronteira húngara. A empresa fornecedora de água Virkom atende a aproximadamente 20 mil pessoas diariamente com água potável. A fim de assegurar padrões de água potável europeia necessárias, Virkom decidiu em 2008 substituir as unidades de filtro de areia antigas (taxa de fluxo total de aproximadamente 320 m³/h) por um sistema novo.

Experiência de Projeto

Após 30 anos de operação as antigas unidades de filtração de areia em aço carbono sofreram com problemas de corrosão e incrustação. Para garantir segurança com a água potável a empresa  Virkom teve que reagir. Primeiramente foi planejada a troca da tubulação antiga por tubulações e válvulas novas em aço inoxidável com os novos filtros, porém a empresa PTMG, uma parceira da GF Piping Systems, convenceu o cliente e empresa de engenharia mostrando as  vantagens da utilização do plástico versus metal.

A PTMG sugeriu de início fazer um teste na primeira fase com apenas 3 filtros de areia que foram instalados em 2008. Com a comprovação da alta qualidade e praticidade do sistema a Virkon decidiu fazer em 2010 a instalação dos 6 filtros restantes com o PVC-U. Com a boa experiência com os produtos em PVC-U da GF Piping Systems, a Virkon decidiu em 2012 executar uma terceira fase de ampliação da planta com mais 5 filtros de areia.

Definindo uma Solução Técnica

Para excelência em filtros de areia exige tubulações robustas e duradouras. Devido aos diferentes modos de operação do sistema de filtração e as numerosas retrolavagens, há uma necessidade de grande quantidade de válvulas automatizadas para operar este tipo de sistema. As válvulas e tubulações em PVC-U mostraram menor perda de carga e menor índice de incrustação em comparação a tubulação metálica. Além disso, as válvulas esfera e borboleta em PVC-U automatizadas permitem atuação por mais de 50 mil ciclos de abertura e fechamento, o que demonstra uma vida útil superior comparadas com válvulas metálicas.

Produtos utilizados

• Tubos e conexões de PVC-U d20 até d225mm - 300 metros
  • Válvulas tipo esfera em PVC-U Type 546 manuais - 56 unidades
  • Válvulas tipo esfera em PVC-U Type 130 elétricas - 14 unidades
  • Válvulas tipo borboleta em PVC-U Type 567 manuais - 28 unidades
  • Válvulas tipo borboleta em PVC-U Type 140 elétricas - 70 unidades

Clique nas imagens abaixo para saber mais sobre cada produto.

Benefícios para o Cliente

• Menor tempo para engenharia devido a disponibilidade de CAD 2D e 3D para todos os componentes de tubulação em PVC-U.
  • Processo de instalação mais simples, fácil e mais rápido (até 40%) do que em sistemas de aço inoxidável
  • Melhor desempenho dada a menor perda de carga e menor tendência de incrustação comparado com tubulações metálicas.
  • Significante redução de capital de investimento se comparado com as tubulações de aço inoxidável
  • Certificação requerida para tubulação potável na União Européia e também pela NSF International

Fonte: GF Piping Systems

Aciplas