Logotipo Aciplas

 

Tubulações Termoplásticas Eliminam Vazamentos em Planta de Papel e Celulose

 

Fabricantes de papel precisam de tubulações para o transporte seguro de Hipoclorito de Sódio (NaOCl), também conhecido como água sanitária, para branquear o papel crú. Um desses fabricantes estava com problemas de vazamentos em sua tubulação de aço inoxidável 316L Sch 40 por causa de corrosão nas soldas.

 

Com o objetivo de prover um ambiente de trabalho mais seguro e proteger equipamentos sensíveis, a gestão da planta enxergou uma solução melhor para lidar com o NaOCl em seus processos de produção. Plantas de papel e celulose são conhecidas por seus processos agressivos aos materiais de tubulações. Com isto em mente, o proprietário pensou que se qualquer sistema de tubulação durasse mais do que 6 anos já seria considerado um sucesso.

 

Após investigação de diversos sistemas de tubulações, o Double-See™, tubulação de dupla contenção de PVC/CPVC da GF Piping Systems para aplicações corrosivas, foi escolhido. Esta tubulação para sistemas pressurizados oferece instalação em conformidade com a norma ASME B31.3 assim como permite juntas simultâneas da tubulação interna e externa.

 

“O Double-See foi o único sistema de tubulação em material termoplástico que podia atender aos requerimentos e suportar o ambiente extremamente agressivo”, disse Terence Zhao, Gerente de Produtos de Engenharia da GF Piping Systems. “Sua facilidade de instalação combinada com o uso da tubulação externa transparente GF Harvel Enviro King permitiu detecção visual de vazamentos. Adicionalmente suas características de resistência ao UV tornaram este sistema muito mais atrativo do que outros disponíveis no mercado.”

 

O sistema Double-See foi instalado tanto dentro quanto fora da planta e transporta NaOCl com pressão de cerca de 50 psi. O tubo sai de uma estação de armazenamento segura e bombeia o produto químico para um pipe rack que passa por uma rua por fora da fábrica e entrega o produto para outra instalação onde é utilizado para tratar o papel. Em alguns casos o NaOCl é bombeado por mais de 450 metros do armazenamento até ser injetado no papel para ser processado. Durante este processo, o NaOCl é exposto mudanças de temperatura desde o calor do verão até o frio do inverno.

 

“Utilizando o Double-See, tanto a tubulação interna quanto externa são cortadas no mesmo tamanho e podem ser soldadas por adesivo plástico simultaneamente”, pontua Zhao. “Isto permitiu significativa economia de tempo e preveniu potenciais erros causados por medição na fase de corte.“

 

A instalação do sistema na planta iniciou em Março de 2013. Os resultados são bons. Não ocorreu nenhum vazamento ou qualquer outro problema nas linhas instaladas. A supervisão cuidadosa do treinamento e procedimentos de instalação na fábrica tornaram a instalação fácil e minimizou os problemas de instalação. Desde Março, já foram executados 4 projetos separados. Com o sucesso da primeira instalação do Double-See, a companhia agora planeja mais 10 projetos de retrofit em todas as aplicações de NaOCl da fábrica.

 

O Double-See oferece versatilidade de opções de instalação, conexões pré-montadas e testadas, um sistema único de instrução de corte para uma instalação mais simples. Este sistema de tubulação está disponível em todos os seus componentes sendo tubos, conexões, tês de acesso e detecção de vazamentos, luvas de fechamento, conexões terminais, válvulas etc. Este sistema possui tecnologia de luva de fechamento patenteada que permite conformidade com a ASME B31.3 para os requisitos de inspeção e teste e um sistema único 3D de compensação de dilatação.

 

Em adição aos benefícios óbvios de segurança no transporte de líquidos perigosos, o sistema de tubulação de dupla contenção Double-See atende às normas e regulações locais, estaduais e federais de meio ambiente e segurança. O Double-See é adequado para uso em muitas aplicações como tratamento de água e efluentes, transporte de produtos químicos, dosagem e processamento, semicondutores, ciências da vida, tratamento de superfície, coleta de resíduos e muitas outras.

Sistema de tubulação de dupla contenção Double-See™ da GF Piping Systems

Aciplas

(11) 2062-9272  |  contato@aciplas.com.br

Rua Pedro Fachini, 186 - São Paulo - SP - CEP: 04221-040