Blog

HOME

voltar

Uso de PVC-U

Características do desempenho relacionado ao uso do PVC-U

A aplicação do PVC-U só vem crescido nos últimos anos, seja ela no Brasil ou ao redor de todo o globo.

Quais os benefícios em usar este termoplástico quando comparado com produtos tradicionais?

Seguem alguns destes benefícios:

1- Os tubos de PVC-U são leves e práticos para transporte. Isto se deve pelo fato de possuir 1/5 do peso quando comparado com tubos de aço-ferro fundido e 1/3 do peso de tubos fabricados em concreto. Além de diminuir o risco ocupacional de quem efetua o manuseio dos tubos, reduz drasticamente os valores de frete e transporte.

2- O PVC-U possui baixíssimo índice de perca de carga e incrustação, com sua rugosidade sendo entre 0,008-0,009.

3- É um material com grande resistência mecânica. À 23°c, sua resistência à tração é não menos que 45Mpa com sua base de força hidrostática de longo prazo maior do que os outros termoplásticos, geralmente, duas ou mais vezes.

4- Grande resistência à corrosão conduzindo fluídos ácidos e industriais. Não sofre corrosão eletroquímica e não requer nenhum tratamento conservante.

5- Baixíssima condutividade térmica e retardante de chamas. Sua condutividade térmica é muito menor quando comparado à outros materiais plásticos para condição de fluídos além de ser difícil de queimar sendo auto extinguível.

6- Sua malha é a prova de mordidas. Sendo assim, o tubo de PVC-U não é uma fonte de nutrientes, não sendo suscetível ao ataque de roedores. De acordo com um experimento feito pela Fundação Nacional de Saneamento dos Estados Unidos em Michigan, os ratos não roeram o tubo de PVC-U.

7- Simples instalação. Devido à sua leveza e facilidade para conexão (feita via cola e primer), o tempo útil de trabalho em campo é reduzido drasticamente quando comparado ao ferro, aço carbono e alumínio, diminuindo assim custos operacionais e despesas de instalação.

8- Longa vida útil. O PVC-U possui vida útil de pelo menos 50 anos quando utilizado dentro de seu range de aplicação (Fluído x Temperatura x Pressão).

9- Baixo custo de manutenção. A manutenção dos tubos de PVC-U custa em torno de 30% quando comparada com as feitas em tubos de ferro fundido ou concreto.

10- Alta resistência térmica, possuindo como temperatura máxima de aplicação, 60°c.

11- Grande variedade de bitolas para fornecimento. A mesmas variam entre ½” e 24”.

Fonte: Sr. Matheus Ribeiro Leite, Engenheiro Trainee.

Gostou? Compartilhe este artigo!

Fique por dentro das novidades!

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Ultimas Notícias

Dúvidas?? Clique aqui!